quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Incômodo é pouco

Hoje logo pela manhã topei com aquela horrível sensação de incômodo que costumamos ter diante de situações em que nos sentimos incapazes e impotentes. Duas mulheres, uma (possivelmente) portadora de algum tipo de deficiência e outra mais velha que logo tratou de trazer meio pão e um copo de café, modesta refeição com a qual se deliciaram. Tudo isso, no chão, ao lado do ponto onde espero meu ônibus para o trabalho.
Segundo a senhora informou, elas vivem em um sítio próximo à Agudos e estavam arrecadando dinheiro para poder voltar pra casa, enfim...
Duas coisas me incomodam muito nesse ocorrido, o fato de não ter condições financeiras para resolver efetivamente o problema e a outra coisa, que considero ainda mais grave e pesarosa, é o fato das pessoas ignorarem completamente esse tipo de problema.
As poucas pessoas que percebiam tinham olhares críticos, mais incomodadas com a poluição visual que as duas mulheres causavam ao ambiente do que com os dois seres humanos sujos, famintos e debilitados.
A realidade nos esfrega esse tipo de situação na cara, não por acaso, mas para que possamos realmente pensar dez vezes antes de abrir a boca para reclamar por estar acima do peso ou porque não podemos comer todos os dias no restaurante japonês, cujo valor diário daria pra alimentar alguém no Tempero Manero durante a semana toda.
Graças a Deus (!) a realidade que vivemos é cor  de rosa, às vezes é necessário ver esse mundo roxo pra nos conscientizarmos de que incômodo simplesmente é pouco e passar a agir em prol de uma realidade mais "cor de rosa" para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário